Reino Unido: nova criminalidade usa bicicletas para roubos de rua

Em 2012, quase 300 pessoas por dia foram vítimas de roubos, nas ruas britânicas, de meliantes que se deslocam de bicicleta. Os roubos são, sobretudo, de telemóveis, iPad e outros aparelhos electrónicos que são depois vendidos, no mercado paralelo, fora do Reino Unido.

Segundo a polícia britânica, os cidadãos estão a deixar-se vulneráveis a este tipo de ataque, ao enviar mensagens na via pública, utilizar a internet e redes sociais enquanto caminham e, muitas vezes, estarem de auscultadores, indiferentes à realidade à sua volta.

Segundo o Office for National Statistics, o número de roubos pessoais subiu 8% em 2012, no Reino Unido, e este aumento poderá estar directamente relacionado com o “novo fenómeno de utilizadores de bicicleta roubarem os telemóveis das mãos das pessoas”.

“Se alguém numa bicicleta vê outra pessoa com um telemóvel nas mãos – ou uma mala – ele pode facilmente agarrá-lo e fugir rápido, muito rápido”, explicou o inspector-chefe Bob Mahoney. “Eles podem ir para becos, pedalar entre prédios, é uma forma muito fácil de fugir da cena do crime”.

A mobilidade sustentável também pode ser usada pelas piores razões, como esta. Quem diria?

Foto: Sob licença Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php