Reino Unido pondera antecipar restrições ao diesel e gasolina



“Falta de ambição”: foi desta forma que os comités do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, da Auditoria Ambiental, da Saúde e Assistência Social e dos Transportes classificaram as medidas propostas pelo governo de Reino Unido no combate à poluição provocada por veículos com motores de combustão. Restrições ao uso de carros a gasóleo e gasolina poderão ser antecipadas de 2040 para 2030.

O plano elaborado pelo executivo de Theresa May traça uma meta exigente, prevendo que em 2040 apenas veículos eléctricos, sejam híbridos, híbridos plug-in e 100% eléctricos, estarão disponíveis para comercialização, pondo-se assim fim ao reinado do diesel e da gasolina.

Opinião não partilhada por aquelas associações que defendem que, para fazer face ao imenso desafio ambiental provocado por este tipo de poluição, terão de ser implementadas medidas mais severas, dando como exemplo a seguir Roma e várias cidades alemãs. Em cima da mesa está agora a criação da lei “Clean Air”, pensada para agilizar a aprovação da legislação, e de metas mais exigentes.

De recordar que ainda há poucos dias, o tribunal federal alemão deu um parecer positivo para a proibição de veículos a diesel circularem nas zonas mais poluídas de inúmeras cidades.

Os últimos números estimam que, anualmente, mais de 40 mil pessoas são vítimas fatais de doenças potenciadas pela má qualidade do ar.

Foto: via Creative Commons 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...