Reino Unido: primeira piscina pública natural vai recorrer a plantas para assegurar limpeza (com FOTOS)
Dentro em breve os londrinos mais aventureiros vão poder mergulhar na primeira piscina pública natural cujo processo de limpeza vai ser completamente assegurado através de métodos naturais, sem recurso a químicos como o cloro.
Concebida pelo atelier de arquitectura Ooze Architects, em Roterdão, e pela artista Marjetica Potrc, a “Of Soil and water: King’s Cross Pond Club” – nome oficial da piscina – fica localizada como o nome indica na zona de King’s Cross e vai ter cerca de 40 metros de comprimento por 10 de largura e pode albergar até 100 banhistas.
A piscina faz parte do projecto de recuperação urbana que envolve uma área de 27 hectares adjacentes a King’s Cross e vai ficar localizada perto do novo Parque Lewis Cubitt. Motivados pelo desejo de introduzir aos londrinos uma nova experiencia urbana, os designers do projecto conceberam a piscina e o seu espaço envolvente o mais natural possível para reforçar a justaposição entre a natureza e o ambiente urbano estruturado.
“O projecto é um ambiente de pequena dimensão incrustado; um laboratório vivo para testar o equilíbrio e para questionar um sistema auto-sustentável que inclui um ciclo da natureza – água, terra e corpo humano”, indica Efa Pfannes, uma das arquitectas envolvidas no projecto, cita o Inhabitat.
Os utilizadores vão ser educados sobre a mudança de paisagem constante da piscina e a forma como o espaço vai operar dentro de um ecossistema auto-sustentável de pequena escala. Plantas naturais dos pântanos vão ser utilizadas para limparem a água e fornecerem habitat para a fauna. O número de visitantes diários será restringido para que o tanque consiga auto-regenerar-se. Espera-se que a piscina possa abrir já em Maio.
[nggallery id=1654 template=greensavers]