Reino Unido: produção eólica bate recordes

No passado dia 17 de Março a produção de energia eólica no Reino Unido bateu recordes nunca alcançados: 13.9GW, o equivalente a 36,9% das necessidades energéticas do país. Um feito histórico.

A boa nova foi partilhada via Twitter por Sarah Merrick, fundadora da startup de energia eólica ANSA Energy. Com a imagem de um gráfico comparativo entre as várias fontes de energia a uso actualmente no Reino Unido, a CEO desta empresa ligada às energias renováveis exclamou “acho que isso pode ser um novo recorde eólico. 13.9GW de geração, fornecendo um enorme 36,9% da electricidade do Reino Unido!”

Depois da partilha de Sarah, os números aumentaram ainda mais um pouco, com a produção eólica a alcançar os 14.3GW, energia suficiente para satisfazer 44,5% das necessidades energéticas do país. Foi a maior produção de energia a partir do vento alguma vez registada no Reino Unido.

Alternativa sustentável à utilização de fonte de energia “sujas”, caso do carvão e do gás, a energia eólica tem vindo a ganhar terreno na produção energética mundial. Países como o Reino Unido, Alemanha e Espanha tem vindo a apostar neste sector. Uma aposta ganha, já que no passado dia 17 de Março, a Dinamarca, por exemplo, conseguiu alcançar 91 GW em energia eólica, perto de 91% das suas necessidades energéticas.

Foto: via Creative Commons