Relatório Tetra Pak: segurança alimentar e ambiente no centro das preocupações dos consumidores

A Tetra Pak divulgou um estudo global desenvolvido em parceria com a Ipsos, o relatório Tetra Pak Index 2020, no qual se revela que dois terços dos consumidores acreditam que a segurança alimentar é um dos principais problemas que a sociedade enfrenta atualmente.

Quando confrontados com os temas de maior preocupação, surge em primeiro lugar a COVID-19 (64%) e logo a seguir o Ambiente (49%), embora este último tenha registado uma descida relativamente ao ano passado, dado que as preocupações económicas ganharam peso.

Ainda assim, a preocupação com o meio ambiente mantém-se extremamente alta, o que indica a existência de um dilema na mente dos consumidores, que tentam equilibrar as prioridades fundamentais da existência humana através da segurança alimentar e da sustentabilidade do planeta em que vivemos.

De acordo com a 13.ª edição do estudo Tetra Pak Index, a preocupação com a segurança alimentar e o futuro do fornecimento alimentar aumentou 10%. Além disso, mais de 50% dos consumidores não só acreditam que a responsabilidade de melhorar a segurança alimentar cabe aos fabricantes, como também consideram que a segurança alimentar é o principal problema que as empresas têm de resolver de forma mais urgente, no presente e no futuro.

Os inquiridos expressam também preocupações sobre as inovações ambientais nas embalagens e o impacto que estas têm na segurança alimentar, apesar de a maioria indicar que o “uso de embalagens sustentáveis” seja um dos pontos fundamentais em que as marcas de bebida e comida se têm que focar.

Quanto a questões ambientais, mais de metade considera que estamos a caminhar para um desastre ambiental a não ser que mudemos os nossos hábitos (67%), e que as alterações climáticas são resultado da atividade humana (64%). Contudo, 25% admite estar farto da agitação que está a ser feita em relação ao tema ambiente.

O Tetra Pak Index 2020 destaca também o aumento da importância dada ao desperdício alimentar: é indicado como uma preocupação por mais de três quartos dos inquiridos. Os consumidores afirmam que a redução do desperdício alimentar é a principal problemática ambiental em que os próprios consumidores têm influência, e para os fabricantes é uma das três principais prioridades. Os rótulos confusos são identificados como uma barreira, o que representa uma oportunidade para as marcas melhorarem a sua comunicação.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, afirma: “A indústria precisa de enfrentar este crescente dilema do equilíbrio entre a segurança alimentar e o ambiente, tendo como objetivo a satisfação da necessidade humana da alimentação, como também a proteção do ecossistema do nosso planeta. É aqui que as embalagens alimentares podem desempenhar um papel importante e trazer harmonia. Em colaboração com os nossos clientes e stakeholders, já estamos a trabalhar no desenvolvimento da embalagem mais sustentável do mercado – uma embalagem de cartão composta apenas por matérias-primas recicladas ou provenientes de fontes renováveis, totalmente reciclável e neutra em carbono, permitindo um equilíbrio ambiental e cumprindo com os requisitos de segurança alimentar. Para nós, este é um passo essencial para a construção de um futuro sustentável para a próxima geração, sobretudo depois da COVID19.”

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