Remix: Chelas na rota do ecodesign português (com VÍDEO)
“O meu conhecimento tem sido muito importante aqui. E eu que achava que já não valia para nada, já estava cansado de estar parado”. As palavras pertencem a António Carreira, colaborador do projecto Remix e um dos profissionais que foi recuperado profissionalmente por este projecto de ecodesign e inovação social no bairro do Armador, em Chelas.
A segunda edição do projecto Remix nasceu em Julho, na zona M de Chelas, e procura fomentar o empreendedorismo, aliado às boas práticas sociais e ambientais junto dos moradores deste bairro social.
O design foi a ferramenta-chave escolhida para a acção do projecto. Quatro habitantes do bairro trabalham lado a lado com designers e empresas convidados – os objectos que os últimos projectam tornam-se reais pelas mãos dos primeiros. Cada peça é criada manualmente a partir de materiais reaproveitados, assegurando-se assim a vertente ecológica da iniciativa.
A oficina conta neste momento com cinco participantes, todos eles moradores do Bairro do Armador, com idades compreendidas entre os 24 e os 57 anos. Cada um recebe mensalmente uma bolsa de €150 (R$ 401,9), o que representa uma ajuda importante nos seus orçamentos. O valor da receita gerada pela venda dos objectos é também dividida – 75% destina-se aos participantes e 25% à associação responsável pelo projecto que faz a gestão das despesas da oficina.
“Se uma pessoa não tem trabalho nem tem onde ir buscar nada, se só anda por aí sassaricar, com diz o povo, então que venha para aqui. Por muito pouco que ganhe, sempre vale a pena”, explicou ao Economia Verde Joaquim Lopes, outro dos colaboradores do projecto Remix.
Veja a reportagem.