REN assume “compromisso” com a biodiversidade para reduzir impactos e promover a conservação



A Redes Energéticas Nacionais (REN) aprovou a Carta de Compromisso para a Estratégia de Biodiversidade que engloba todas as suas operações e infraestruturas.

Em comunicado, a empresa afirma que o objetivo é “fortalecer a integração da biodiversidade nas atividades da empresa, com impacto positivo para as comunidades, colaboradores, clima e planeta”.

O compromisso da REN assenta em quatro eixos principais. O primeiro está relacionado com a “mitigação e monitorização de impactos na biodiversidade” e com a “compensação” dos impactos “não evitáveis”.

O segundo prevê a promoção da biodiversidade, “indo além das obrigações decorrentes da legislação ambiental, numa lógica proactiva e de conservação e, sempre que possível, de restauro ecológico e de aumento da resiliência dos territórios onde está presente”.

O terceiro pilar é a Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, através do qual a REN se compromete a promover a produção de conhecimento científico na área da biodiversidade, “nomeadamente no contexto do impacte das suas operações e infraestruturas”.

Por fim, a empresa assume a comunicação, a divulgação e a transmissão do conhecimento científico como o quarto eixo do seu compromisso para com a diversidade biológica, fundamental para “promover o diálogo e parcerias com stakeholders, a sensibilização, a capacitação e a educação ambiental, a divulgação dos resultados, e a promoção do conhecimento científico e técnico, ao nível interno e externo”.

A Carta de Compromisso agora adotada pela REN, segundo a mesma, “resultou do trabalho de vários workshops dinamizados pela REN em conjunto com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...