REN e Bombeiros Voluntários de Melres reforçam prevenção e vigilância florestal na Tapada do Outeiro



A REN e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres assinaram um protocolo de colaboração, para os próximos 5 anos (2025 a 2029), para reforçar a prevenção, a vigilância e a capacidade de resposta a incêndios florestais na propriedade afeta à antiga Central da Tapada do Outeiro, no concelho de Gondomar, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, entre os meses de maio e outubro, aquela região será vigiada por uma Equipa de Prevenção e Vigilância (EPV), composta por três operacionais qualificados.

O protocolo irá permitir que, no período mais crítico dos incêndios rurais, esta EPV, devidamente equipada com os meios técnicos adequados para garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de incêndio florestal, esteja em permanência no terreno.

Ainda no âmbito deste protocolo, a REN vai doar uma viatura todo-o-terreno (4×4) totalmente equipada para apoiar os trabalhos da EPV. Esta viatura vai permitir uma cobertura mais eficiente da área florestal envolvente à antiga Central da Tapada do Outeiro.

Para o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres, Eng. José Andrade, “este protocolo representa um passo importante não só para os Bombeiros Voluntários de Melres, pois valoriza o trabalho dos nossos operacionais, mas sobretudo para a proteção da Tapada do Outeiro e da nossa área operacional”.

“A doação da viatura por parte da REN é um contributo essencial para reforçar a nossa capacidade de vigilância e de resposta, permitindo-nos atuar com maior eficácia e segurança. Esta parceria apresenta-se ainda como uma importante solução para o futuro da operacionalidade das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários no território Nacional”, concluiu.

Com 66% das suas linhas elétricas e gasodutos inseridos em espaços rurais, nos últimos cinco anos a REN fez a gestão e limpeza de mais de 50 mil hectares. Este trabalho é realizado em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Neste trabalho de prevenção, só no ano de 2024, foram contactados mais de 36 mil proprietários.

Desde 2020, e durante toda a época de incêndios, a REN tem em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas dispõem de meios que lhes permitem realizar uma primeira intervenção no combate a focos de incêndio.

Desde 2009, a REN atribuiu, mais de 100 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...