Renault lança carro eléctrico Twizy no início de 2012. Preço? 6.990 euros (15.950 reais)
A Renault anunciou mais uma revolução na mobilidade urbana sustentável, com o lançamento até ao início de 2012, em Portugal, do Twizy, um carro 100% eléctrico e que custará “apenas” 6.990 euros – cerca de 15,950 reais.
O Twizy foi apresentado no final da semana aos jornalistas e vai “representar uma nova forma de encarar a mobilidade urbana no futuro”, de acordo com o director de comunicação e imagem da Renault Portugal, Ricardo Oliveira.
Nos próximos 14 meses, a Renault vai lançar uma gama completa de veículos eléctricos, três dos quais ainda em 2011. O Twizy já tem 250 pré-reservas em Portugal e será lançado em duas versões: uma com motor de 5 CV e velocidade máxima de 45 km/h e outra com um motor de 20 CV e velocidade máxima de 80 km/h. A primeira versão, admite a Renault, não necessita de carta de condução para ser conduzida.
O Twizy tem outra novidade. A sua bateria é alugada por 45 euros ao mês, num contrato de 36 meses ou 7500 quilómetros por ano. Com uma autonomia de 115 quilómetros, as baterias podem ser carregadas na rede doméstica em apenas três horas.
“Estamos perante um conceito a que as pessoas vão ter de se habituar”, explica Ricardo Oliveira, adiantando, porém, que Portugal está “muito bem preparado” para receber o carro eléctrico, sobretudo devido aos incentivos financeiros. Ainda assim, e por ser um quadriciclo e não um veículos eléctrico ligeiro, o carro não terá incentivos por parte do Governo português.
O Twizy chegará a França no final do ano, sendo lançado em Portugal e noutros países europeus no início de 2012. Apesar de já ter sido apresentado de forma não oficial no Brasil, o Green Savers não conseguiu apurar para quando está prevista a sua comercialização no Brasil.