Repsol e PLD Space desenvolvem combustíveis renováveis para micro-lançadores
A Repsol e a PLD Space assinaram um acordo de colaboração pioneiro para o desenvolvimento conjunto de combustíveis renováveis para veículos espaciais. O acordo inclui, tanto estudos de viabilidade para substituir os atuais combustíveis por outros produzidos com matérias-primas sustentáveis, como a conceção de novos combustíveis renováveis, que serão feitos à medida no Laboratório de Tecnologia da Repsol para os propulsores de foguetes fabricados pela empresa europeia líder na indústria dos micro-lançadores, especificamente para os micro-lançadores recuperáveis MIURA.
Desta forma, “ambas as empresas estão a fazer progressos em direção ao objetivo da União Europeia de neutralidade climática até 2050”, lê-se em comunicado, que acrescenta que, com este acordo, as duas empresas “estão a revolucionar o futuro dos combustíveis para foguetes, que atualmente utilizam querosene líquido semelhante ao utilizado na aviação civil, ou um combustível específico para foguetes chamado RP-1”.
Segundo a mesma fonte, a Repsol irá formular os novos combustíveis a partir de matérias-primas renováveis ou recicladas, especificamente, a partir de biocombustíveis avançados feitos a partir de resíduos como matéria-prima ou utilizando combustíveis sintéticos que são produzidos a partir de hidrogénio renovável e CO₂ removidos da atmosfera. Desta forma, “será possível alcançar uma redução da pegada de carbono de até 90% ou mesmo negativa”.