Repsol ensina importância do ambiente e cidadania a crianças do Porto
A Fundação Repsol vai levar o seu projecto Cidadão R, que ensina valores ligados ao ambiente e cidadania, às crianças da cidade do Porto, de acordo com um comunicado da empresa.
O projecto Cidadão R nasceu em Espanha, em 2009, e chegou este ano a Portugal. O objectivo é apelar à “sensibilidade, responsabilidade e respeito pelo meio ambiente” através do ensino de conceitos como a eficiência energética, e fomentar a uma cultura proactiva para adquirir novos hábitos que ajudem a cuidar do ambiente, sobretudo ao nível da poupança e gestão da energia.
Outro dos objectivos do projecto é promover valores de respeito, responsabilidade e solidariedade entre os cidadãos.
A caravana do Cidadão R já passou por Lisboa e Sines (onde esteve até ontem), chegando à cidade do Porto a 28 de Abril (e até 16 de Maio).
A iniciativa é especialmente dirigida às crianças entre os seis e os 14 anos, sendo que, para além das visitas programadas de escolas e outros centros educativos, poderão ser realizadas, por parte das famílias, visitas livres.
Esta caravana é um espaço dotado de recursos interactivos e com diferentes áreas temáticas, no qual, através de monitores especializados, as crianças aprendem diferentes aspectos relacionados com o mundo da energia, eficiência energética e sustentabilidade.
No ano passado, a Repsol tinha já lançado, no mercado espanhol, a campanha “Mexe-te e respeita”, englobado também no projecto Cidadão R. Este ano, a campanha tem como nome “Educação por Valores”.
Em Espanha, a caravana iniciou o seu caminho em Madrid, tendo passado sucessivamente por Barcelona, Valência, Corunha, Santander, Bilbao, Sevilha, Valhadolid, Cartagena e Puertollano, recebendo mais de 45 mil visitas.
Saiba mais sobre este projecto no site da Fundação Repsol ou do Cidadão R.