Repsol entra no setor eólico onshore dos EUA com aquisição da ConnectGen ao Quantum Capital Group
A Repsol assinou um acordo para adquirir o grupo norte-americano de desenvolvimento de energias renováveis ConnectGen por 768 milhões de dólares (cerca de 715 milhões de euros) à 547 Energy, a plataforma de desenvolvimento de energias renováveis do Quantum Capital Group, informou a petrolífera em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta operação “representa mais um marco na estratégia da Repsol Renováveis, reforçando o seu posicionamento como ator global no setor energético, aumentando a sua presença internacional e contribuindo para o seu objetivo de alcançar 20.000 MW instalados até 2030”.
Com sede em Houston (Texas), a ConnectGen é um promotor de energias renováveis com uma abordagem multitecnológica e com capacidades de desenvolvimento interno, particularmente em projetos eólicos onshore nos Estados Unidos.
A carteira de desenvolvimento da ConnectGen inclui 20.000 MW de energia eólica onshore, solar e de armazenamento de energia em várias fases de desenvolvimento, nas regiões mais atrativas dos Estados Unidos. Esta carteira de projetos representa a entrada da Repsol no negócio eólico onshore nos Estados Unidos, um dos maiores mercados e com maior potencial de crescimento do mundo.
A aquisição da ConnectGen “irá reforçar as fortes capacidades da Repsol nos EUA e a sua experiência internacional, acrescentando uma importante plataforma de crescimento eólico onshore que complementa as capacidades de desenvolvimento solar e de armazenamento adquiridas na sequência da compra de 40% da Hecate Energy em 2021”.
Os empregados da ConnectGen, incluindo a direção, juntar-se-ão à Repsol Renováveis, “trazendo uma valiosa experiência nas diferentes fases da cadeia de valor dos projetos e um profundo conhecimento do setor das energias renováveis nos Estados Unidos”, conclui.