Restart prova que “Portugal Faz Bem” a 26 de Julho
O Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai receber, no próximo dia 26 de Julho, um evento que visa promover a criatividade e a qualidade da produção nacional actual. “Portugal Faz Bem” é uma mostra e, simultaneamente, um espectáculo, e conta com vários nomes importantes, da cultura à ciência, para mostrar aquilo que os portugueses são capazes de fazer… e bem!
Numa época em que se vive uma grave crise económica e social, a organização, da Restart, pretende reforçar a auto-estima nacional e enaltecer aquilo que temos de bom, apresentando stands, exposições, conferências e performances. A iniciativa conta ainda com a parceria estratégica da EGEAC, revela o comunicado de imprensa.
Fernando Pinto do Amaral será um dos portugueses de sucesso presentes. O escritor venceu o prémio Goya, em 2008, pelo “Fado da Saudade”, interpretado por Carlos do Carmo em “Fados”, realizado pelo espanhol Carlos Saura. No ano seguinte, Pinto do Amaral foi nomeado comissário do Plano Nacional de Leitura. No campo da ciência, marcará presença o director da unidade de imunologia molecular do Instituto de Medicina Molecular, Bruno Silva-Santos. O também professor auxiliar na Faculdade de Medicina de Lisboa ganhou um Pfizer em Investigação Clínica, em 2009, e o prémio para jovem investigador da International Cytokine Society.
Mas “Portugal Faz Bem” também ao nível das empresas e dos seus produtos, que estarão expostos em vários stands durante o evento. A Go Natural mostrará o que tem de melhor, ao lado das Encostas de Estremoz, que farão uma prova de vinhos e azeites, e das Pousadas de Portugal, que oferecerão um fim-de-semana aos visitantes. O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo é uma das iguarias portuguesas já muito conhecidas e publicitadas, mas será ainda possível estabelecer contacto com marcas nacionais recentes e inovadoras, como a Recycled Clothing.
Na música, esperam-se as actuação de M-Pex e DJ X-Acto, duplo campeão nacional de scratch DMC e actual membro dos Bling Projekt. Rita Carmo, fotógrafa residente da revista Blitz, será a autora das várias imagens presentes na exposição de fotografia , cujo tema, como não podia deixar de ser, são os artistas portugueses.