Restaurante de Chicago não produz lixo há dois anos

Desde que abriu o espaço de refeições rápidas, Justin Vraney produziu apenas o lixo equivalente aos resíduos produzidos numa hora por um outro qualquer restaurante.

Green Savers

Em Chicago, existe um dono de um restaurante que não esvazia os contentores do lixo há quase dois anos. Mas a explicação para o facto é simples: não existe nada que deitar para o lixo.

Quando abriu o Sandwich Me In, um espaço de refeições rápidas, Justin Vraney tinha já em mente o objectivo de se tornar num restaurante que produzisse 0% de lixo. Dois anos depois, o esforço persistente deste norte-americano vai ser contado numa curta-metragem.

Desde que abriu ao público, o Sandwich Me In produziu tanto lixo como qualquer outro restaurante do género produz em apenas uma hora. E, na realidade, a maior parte do lixo do restaurante nem é produzido pelo próprio espaço, mas sim pelos clientes que já entram com copos de plástico, papel ou sacos ou embalagens e desfazem-se do mesmo no interior do restaurante.

“Se consigo fazer isto com um restaurante de serviço rápido, espero que outros restaurantes consigam fazer o mesmo”, afirma Vraney ao Huffington Post. Para conseguir atingir a produção de 0% de lixo, o restaurante recorre a alternativas sustentáveis. A comida vem das quintas locais com embaladas com o mínimo de plástico ou papel e todos os resíduos produzidos pelo restaurante – desde restos de comida a óleo de fritar – é reutilizado ou reaproveitado. “Pratico os cinco ‘R’”, indica o proprietário do restaurante, referindo-se à redução, reutilização, reciclagem, aos quais adiciona a “rejeição” e “reaproveitamento”.

Mas não é só o restaurante que é  gerido desta forma ecológica. Também a casa de Vraney produz quase 0% de resíduos. E é prol dos filhos que este norte-americano se diz esforçar para reduzir o impacto ambiental. “Tenho filhos, e eles não vão ter a possibilidade de viver da maneira que eu vivi”, referindo-se aos impactos produzidos pelas alterações climáticas.

Em relação à comida que sobra e aos restos deixados pelos clientes, Vraney oferece-os aos agricultores das quintas com que trabalha para alimentar os animais.

Quanto ao lixo que não é possível reciclar nem reutilizar, um artista plástico que faz esculturas a partir de resíduos abordou recentemente o restaurante no sentido de ficar com os desperdícios. Assim, nada acaba no lixo.

Siga o Sandwich Me In no Facebook. Na foto que ilustra este artigo encontra-se todo o lixo produzido pelo restaurante no último ano.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.