Restaurantes de São Paulo já podem ter certificação sustentável

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais preocupados com as questões relacionadas com a sustentabilidade, mas até que ponto têm em conta estas práticas quando chega a hora de escolher o restaurante onde almoçar? A consultoria Oficina Ambiental, de São Paulo, pôs a teoria a teste e criou o selo Restaurante Sustentável, que atesta o compromisso ambiental do sector da restauração.

A empresa sugere uma lista com mais de 20 acções possíveis, distribuídas em sete categorias, e, caso os estabelecimentos adiram a, pelo menos, três delas, passam a ser certificados. O selo tem em conta o uso de alimentos biológicos, a reciclagem e a compostagem de resíduos orgânicos, passando pela preocupação com o bem-estar dos funcionários, como a criação de uma área de descanso. A Oficina Ambiental propõe ainda água filtrada em vez de garrafas de plástico e a instalação de sensores de movimento no sentido de automatizar a iluminação e poupar na factura eléctrica, entre muitos outros critérios.

A renovação da certificação, que tem a validade de um ano e pressupõe, durante esse período, serviços gratuitos por parte da consultoria, passa por implementar três novas acções da lista, ou seja, percorrer o caminho que leva o estabelecimento a conseguir satisfazer todos os critérios. A capital paulista já tem cinco bares e restaurantes com o selo Restaurante Sustentável e está previsto que o projecto seja alargado a outras zonas do Brasil, conforme a aceitação do público, explia a notícia do Planeta Sustentável.

Sendo uma consultora, a Oficina Ambiental não deixa, claro, de disponibilizar os seus serviços às indústrias de restauração que queiram ser certificadas mas não consigam, sozinhas, implementar três dos critérios exigidos. Caso o restaurante ou o bar estejam ainda em fase de construção, a empresa também poderá acompanhar o processo, no sentido de, no final da obra, ser atribuído o selo ao local. Tudo para incentivar os proprietários a pensarem mais “verde”.

Deixar uma resposta

Patrocinadores