Rinocerontes vão passar a ter câmaras instaladas nos chifres para travar a caça furtiva (com FOTOS)
Os rinocerontes da África do Sul vão passar a ter pequenas câmaras instaladas nos seus chifres com o objectivo de ajudar a capturar os caçadores furtivos que tentarem matar estes animais. Adicionalmente, os animais vão ainda ser equipados com dispositivos de localização.
O sistema incorpora uma câmara vídeo, um GPS e um monitor cardíaco que funcionará 24 sob 24 horas e que dará um alerta aos guardas dos parques no caso de o rinoceronte ser abatido. O conjunto de monitorização foi concebido por designers britânicos e pretende travar a caça deste animal ameaçado.
Os caçadores que forem identificados por qualquer dispositivo do sistema instalado nos animais não terão tempo de fugir, pois assim que o alerta for dado os guardas dos parques são transportados de helicóptero para o local em poucos minutos. As imagens capturadas pela câmara instalada no chifre dos rinocerontes servirão depois como provas para punir os caçadores, escreve o Daily Mail.
O sistema de monitorização vai ser testado nos próximos seis a nove meses nos rinocerontes sul-africanos. No futuro, o sistema poderá ser adaptado para outros animais ameaçados pela caça furtiva, como os elefantes ou tigres.
[nggallery id=2075 template=greensavers]