Rio Citarum: uma luta inglória contra o plástico



Um olhar menos atento vislumbrará esta fotografia e não se dará conta que, por entre copos descartáveis, garrafas, malas e roupa corre um rio. O cenário desolador foi captado recentemente em Bandung, a terceira maior cidade da Indonésia, num vídeo que deixa um alerta mundial: estamos a perder a batalha contra o lixo.

“Estou lutando com muita dificuldade contra o lixo. Não é um inimigo de combate, mas é hoje o nosso maior inimigo”. O desabafo surge do sargento Sugito, militar que comandará as tropas chamadas ao Rio Citarum para recolher as toneladas e toneladas de lixo que se acumulam no local.

Um boom populacional sem precedentes aliado à quantidade massiva de plásticos e embalagens descartáveis usadas diariamente, ajudam a explicar como foi possível chegar à situação actual nesta região. E se em tempos a Indonésia era também conhecida pela forma engenhosa como usava as folhas de banana, recurso natural e local, para o embalamento de produtos alimentícios, na actualidade o plástico ganhou terreno, num domínio difícil de enfrentar.

Se a este cenário juntarmos práticas de reciclagem pouco eficazes ou, na grande maioria das vezes inexistentes, a luta contra o lixo é de facto como enfrentar o “inimigo”. Uma luta ingrata, já que aqui muitos são os que continuam a descartar o lixo simplesmente deitando-o para os rios ou canais.

Dados de 2013 recolhidos pelo Blacksmith Institute mostravam então que a água do Rio Citarum revelava níveis de chumbo 1000 vezes superior aos aconselhado, bem como níveis fecais 5000 mil vezes acima do definido pelas autoridades reguladoras da Indonésia.

Determinadas em mudar mentalidades, as autoridades locais estão a levar a cabo algumas mudanças, na esperança que esse passo leve a manifestas alterações de hábitos culturais. Uma das medidas que tem colhido mais participação é a venda de produtos plásticos já usados. ~

Um vídeo impressionante para ver aqui, numa reportagem imperdível da BBC.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...