Rio de Janeiro: elevador urbano protege população dos bairros do Pavão e Cantagalo (com fotos)



Desde 2010 que as comunidades dos bairros do Pavão e Cantagalo, dois dos mais privilegiados miradouros da cidade do Rio de Janeiro, estão ligados à cidade através do elevador urbano Rubem Braga, uma infra-estrutura gratuita com 73 metros de altura – 25 pisos – e que melhora a segurança do acesso a estes locais.

O elevador faz parte de uma infra-estrutura de duas torres, tem capacidade para 30 pessoas e é já um sucesso. Há também umas escadas de acesso aos bairros, assim como uma ponte pedonal que liga até à estação de metro General Osório.

Este elevador foi construído para proteger os cidadãos de Pavão e Cantagalo dos assaltos, da má iluminação e até das derrocadas de terreno, habituais nos antigos acessos. Desenhadas pela JBMC Arquitectura e Urbanismo, as torres são agora uma atracção turística, sobretudo pelas magníficas vistas das praias do Rio e restante cidade.

Para além de aumentar a inclusão e integração social e qualidade de vida das respectivas comunidades, o novo elevador é um importante acesso para os diferentes meios de transportes públicos. O elevador está aberto das 5h às 24h e transporta 4.200 pessoas por dia, nos dias de semana, e 3.300 pessoas no fim-de-semana.

A infra-estrutura está também nos finalistas dos prémios World Architecture Festival 2011, na categoria de New and Old. Veja aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...