Rio de Janeiro: projecto Ilha Design leva arte, design e sustentabilidade aos mais pequenos. E vai chegar a São Paulo.

“Somos apaixonados por cultura, por gente, por ensino, aprendizagem, por Artes e Design. Aprendemos e desenvolvemos muitas coisas na universidade e queremos compartilhar com quem tem acesso restrito à informação e às artes de forma geral”. Este é o início do manifesto da Ilha Design, um projecto social com sede no Rio de Janeiro e que está a levar a arte, design e sustentabilidade às crianças de escola pública cariocas.

Fundado e coordenado por estudantes de design da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projecto visa levar o conhecimento, incentivar a criatividade e “dar a esperança de um futuro melhor” aos mais jovens. “Temos consciência que também nós fomos alunos. Aprendemos que o trabalho só funciona se for em equipa, que o respeito se conquista com conversa e humildade e que a felicidade está nos mais pequenos detalhes coloridos da vida”, continua o projecto Ilha Design.

O Ilha Design foi apresentado ao Green Savers por Carlos Victor da Silva, que revelou que o projecto está a expandir-se para São Paulo.

O projecto tem periodicidade anual – três dias por ano, geralmente -, e conta com a participação de alunos de outros cursos ligados à criatividade: publicidade, teatro, cinema, ciências da computação, arquitectura e artes plásticas. Para além da Universidade do Rio de Janeiro, também participam a PUC, UERJ, Facha e a Univercidade.

Como pode ver nesta apresentação, a iniciativa começa por procurar os problemas de cada região e tenta, através da arte, minimizá-los ou, inclusive, solucioná-lo.

Conheça melhor o Ilha Design também no Twitter.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php