Rio de Janeiro: projecto que dá desconto na conta da luz recolheu 880 toneladas de resíduos

Em 2015, 5.340 clientes da Ampla, concessionária de energia do Rio de Janeiro, Brasil, usaram materiais como garrafas PET, latas de alumínio e papelão para ajudar a pagar as suas contas de luz ao longo do ano.

Através do projecto Consciência EcoAmpla, estes mesmos clientes arrecadaram 880 toneladas de resíduos recicláveis, que se transformaram em €35.000 de desconto na sua conta de luz ao longo de todo o ano passado.

Segundo o Ciclo Vivo, para além de garantir que os resíduos são reciclados correctamente, o trabalho ajuda o consumidor a adequar o valor da conta ao orçamento familiar, à medida que transforma materiais que iriam para o lixo em bónus nas tarifas de energia eléctrica.

Desde 2008, cerca 5.500 toneladas de recicláveis já foram arrecadados pelo projecto Consciência EcoAmpla, gerando mais €250.000  em bónus e beneficiando, aproximadamente, 38.000 consumidores da área de actuação da Ampla, no Estado do Rio de Janeiro.

Actualmente, o projecto disponibiliza 16 postos fixos de recolha, distribuídos nas cidades de Araruama, Maricá, Niterói, Magé, Saquarema, São Gonçalo, Petrópolis, Búzios, Mangaratiba e São Pedro da Aldeia. Existem também 12 pontos móveis e 14 condomínios de Niterói atendidos pelo projecto Ecoampla itinerante (Econdomínios). 

Qualquer cliente – pessoa física ou jurídica – pode participar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de recolha e receber o cartão do Consciência Ecoampla. Após o registo, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de recolha de sua preferência. Os resíduos são pesados e o valor em descontos é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na factura seguinte.

Foto: Pabak Sarkar / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores