Rivian: pickup elétrica terá 600km de autonomia
A Rivian é uma startup dos EUA que anunciou recentemente uma pickup elétrica no salão automóvel de Los Angeles, o AutoMobility LA.
Segundo o fabricante, a carrinha pickup R1T possui mais de 600km de autonomia, tração às quatro rodas e deverá começar a ser produzido em 2020. Inclui quatro motores de 147kW e uma aceleração dos 0-100 de apenas três segundos. Ainda nos pontos de destaque estão a capacidade de rebocar um máximo de 4,99 toneladas.
A empresa está a planear três capacidades de bateria para os seus veículos. No lançamento, serão disponibilizados os modelos com baterias de 180kWh (640km de autonomia) e 135kWh. Seis meses mais tarde, chega ao mercado a versão de 105kWh com 400km de autonomia. As baterias foram desenhadas para aceitar velocidades de carga até 160kW, ou 320km adicionais em apenas 30 minutos.
A Rivian diz que será possível atualizar os seus veículos over-the-air, tal como acontece com a Tesla, e que os carros incluem hardware como múltiplas câmaras, lidar, radar e sensores ultrassónicos que lhes permitirá serem caracterizados como veículos autónomos de Nível 3.
Nos EUA, os preços para a R1T começam nos 69 mil dólares.