Robô limpa oceanos com Inteligência Artificial
A Razer, fabricante de dispositivos de jogos, anunciou uma parceria com a startup ClearBot, que desenvolve soluções de recolha de lixo marinho e oceânico. A ClearBot desenvolve materiais robóticos que usam o poder dos algoritmos da IA para identificar e recolher vários tipos de resíduos plásticos na água do mar.
Através desta parceria, os engenheiros e designers da Razer ajudaram a transformar o desenvolvimento do ClearBot num produto totalmente escalável e pronto para uso comum. “Estamos felizes por ter a oportunidade de trabalhar com uma startup focada em salvar o meio ambiente. A Inteligência Artificial e a tecnologia avançada capacitarão governos e organizações em todo o mundo a ampliar os seus esforços de sustentabilidade. Esforçamo-nos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras”, afirmou Patricia Liu, chefe de Ggabinete da Razer.
O plástico flutua pelos mares de todo o mundo. De facto, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os oceanos recebem por ano a impressionante cifra de oito milhões de toneladas de plástico. O plástico conseguiu chegar ao ponto mais profundo do planeta: o abismo Challenger, situado a 11 mil metros de profundidade, onde praticamente nem mesmo o homem é capaz de chegar.