Robôs aranha em forma de lanterna seguem pessoas para iluminar caminho
Existem cada vez mais robots para fins diferentes. Alvaro Cassinelli, um artista sediado em Tóquio, acabou de lhes dar mais uma: transformou robôs em lanternas – mas um pouco assustadoras.
Os Toro-bots, tal como lhes chamou, possuem a forma de uma típica lanterna japonesa, só que montada em cima de uma espécie de patas de aranha, o que torna os robôs em objectos bizarros. Além de andarem, os Toro-bots conseguem ainda dançar e emitir flashes de luz, como se de sirenes se tratassem.
Os robots podem depois ser programados para emitir luz num local fixo ou para seguirem determinada pessoa e iluminarem o caminho, sendo que o trajecto é controlado através de um tablet. Cada Toro-bot tem uma “personalidade” própria, já que através de infravermelhos conseguem “sentir” o ambiente à sua volta.
Adicionalmente, os robôs podem ser controlados colectivamente ou individualmente. Os Toro-bots foram concebidos inicialmente para iluminar uma exposição – Digital Shock – no Instituto da Cultura Francesa em Tóquio. Os robôs aranha foram construídos por uma empresa norte-americana e cada um custa cerca de €690.
[nggallery id=304 template=greensavers]