Rock In Rio será primeiro evento brasileiro com certificação 100R
O Rock in Rio, o maior evento de música e entretenimento do mundo, vai ser o primeiro evento brasileiro – e fora do território português – a receber a certificação 100R® – Reciclagem 100% Garantida.
O 100R® foi criado em Portugal, em 2008, pela Sociedade Ponto Verde, para certificar eventos, espectáculos ou espaços comerciais que encaminhem correctamente para reciclagem os resíduos gerados nesses locais, tendo sido também o Rock in Rio-Lisboa o primeiro evento a ser certificado.
Com os bons resultados obtidos com a certificação 100R® das duas últimas edições do Rock in Rio em Portugal (2008 e 2010), a organização do evento e a Sociedade Ponto Verde (SPV) decidiram dar continuidade a esta ligação, transpondo para o evento do Brasil todo o know-how adquirido, criando assim um todo coerente em matéria de sustentabilidade, bandeira da organização do evento.
A certificação 100R® é um dos pilares fundamentais do plano de sustentabilidade para a edição brasileira do evento, que tem como meta garantir que 100% dos resíduos gerados antes, durante e após o evento tenham um destino final adequado. Para assegurar que tal aconteça, a SPV acompanha localmente todos os passos da organização com a presença de técnicos especializados.
As acções previstas no plano incluem a gestão de resíduos, a redução e a compensação da emissão de carbono, além de programas educacionais e a campanha “Vá de ônibus”, que incentiva o público a deixar o carro em casa e a usar o transporte colectivo para chegar à Cidade do Rock.
“Em Portugal, o Rock in Rio já é um sucesso em termos de sustentabilidade”, salientou Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde, durante o lançamento do Plano de Sustentabilidade do evento, no Rio de Janeiro. A título de exemplo, na edição portuguesa de 2006, sem o 100R®, o Rock in Rio-Lisboa reciclou apenas 3% do total de resíduos que gerou (menos de quatro toneladas). Em 2008 e 2010, com a implementação desta certificação, a reciclagem aumentou para 48% dos resíduos.
Também no Brasil, a certificação do Rock in Rio pretende ser um marco na gestão ambiental, especialmente tendo em conta que a reciclagem ainda está a dar os primeiros passos naquele país. “Será um exemplo para a cidade do Rio de Janeiro”, acrescentou Luís Veiga Martins.
“Apesar das dificuldades inerentes às acções inéditas, não faria sentido deixarmos de trabalhar por um desafio que já se tornou parte da mentalidade e do compromisso do Rock in Rio. Estamos a dedicar-nos bastante e a investir cerca de 87 mil euros para que as metas estipuladas sejam atingidas”, sublinhou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
O Rock in Rio terá lugar nos dias 23, 24, 25 e 29, 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.