Roma: bilhetes de autocarro e metro vão ser comprados por SMS
A partir do próximo mês, quem visitar Roma já pode comprar bilhetes de autocarro, metro ou eléctrico de forma fácil, dentro do próprio meio de transporte. A capital italiana irá colocar, nas carruagens do metro e interior dos autocarros e eléctricos, números de telefone especiais, aos quais os passageiros podem enviar um SMS, adquirindo o bilhete.
Imediatamente, o cliente recebe uma mensagem de resposta com um código, que identifica o bilhete que acabou de ser comprado. Quando o revisor questionar o passageiro sobre o bilhete, ele terá apenas de mostrar o código no visor do telemóvel, explica o Menos Um Carro.
O bilhete pode ser comprado por quem tem smartphone ou um telemóvel mais básico.
O sistema já existe noutras cidades italianas – como Florença, Pádua, Vicenza e Génova – e o seu sucesso levou-o para Roma e, eventualmente, outras cidades italianas. Para além de fácil e rápido, o sistema ajuda a poupar no consumo de bilhetes de transportes públicos.
“A partir de Janeiro já se pode comprar bilhetes de autocarro, metro e eléctrico com o smartphone, telemóvel ou telemóvel de quem nos visite”, explicou Ignazio Marino, mayor de Roma.
“Seria uma excelente ideia, quem sabe, para as cidades portuguesas mais turísticas, como Lisboa”, conclui o agregador Menos Um Carro.