Roupa mais sustentável para todos
Em 2016, a marca sueca Cheap Monday começou activamente a comunicar a sua jornada com vista à sustentabilidade. Lançou a sua colecção cápsula “C/O Cheap Monday” (Care Of Cheap Monday) e instalou contentores de reciclagem para recolha de têxteis usados nas suas lojas.
Foram as primeiras iniciativas para encorajar os clientes a embarcarem numa jornada para um futuro mais sustentável para todos, uma das maiores preocupações desta marca que no início do século XXI fez mexer o mercado com jeans originais, unissexo e de formato skinny, “Tight”. Agora, a Cheap Monday diz em comunicado que pretende “ser a marca de jeanswear mais relevante e sustentável do mercado, vestida por aqueles que criam a cultura pop”.
Materiais mais amigos do ambiente
Sendo uma marca de jeanswear, o algodão é um dos materiais mais frequentemente usados pela Cheap Monday. Tomando em consideração o impacto negativo que o algodão plantado convencionalmente tem sobre os humanos e sobre o ambiente, a marca tem vindo a focar-se na substituição por materiais mais amigos do ambiente como algodão orgânico ou reciclado. Para as suas colecções de homem e senhora, a Cheap Monday está a aumentar o uso de poliéster reciclado, lã reciclada e Tencel ® nas suas categoriais de produto mais relevantes.
O objectivo é que a utilização de materiais sustentáveis aumente de estação para estação. Começando na colecção de Primavera/Verão 2017, 72% da ganga, 51% da colecção de homem e 34% da colecção de senhora foram categorizadas como sustentáveis. Com a colecção de Outono/Inverno 2017, estas percentagens aumentaram para 100% em denim, 88% na colecção de homem e 59% na colecção de senhora. Finalmente, o objectivo é que na colecção Outono/Inverno 2018, as colecções de homem e senhora sejam categorizadas como sustentáveis na sua totalidade.
Processos de acabamento mais sustentáveis
Para além de usar algodão orgânico na maioria da sua linha de ganga, a Cheap Monday também está a procura de alternativas mais sustentáveis para os seus processos de acabamento, tendo em conta o uso de água, a energia e os químicos usados. Na colecção de Outono/Inverno 2017, uma grande parte da ganga é produzida com um processo de poupança de água e energia, não havendo lavagens com grande impacto no ambiente.
A sustentabilidade começa no desenho das peças, na escolha dos tecidos e a aplicação de técnicas de corte com vista a minimizar o desperdício. Continua, depois, durante o fabrico, a expedição e o transporte para a loja, mas não pára aí. O impacto ambiental de um produto continua por todo o seu ciclo de vida; tanto que 26% do impacto acontece depois de a peça sair da loja. Esta é a razão principal pela qual a Cheap Monday pretende envolver e incluir os seus consumidores nesta jornada para um futuro mais sustentável, incentivando-os a entregarem as peças que já não usam.