Rouxinóis machos promovem habilidades de progenitor através do canto



Para promoverem as suas habilidades de bons progenitores, os rouxinóis machos chilreiam uma elaborada canção durante a época de acasalamento. De acordo com um novo estudo, a qualidade da ‘canção do pai’ reflecte-se directamente no tempo que os rouxinóis machos vão dedicar posteriormente às crias e a forma como as vai alimentar.

O estudo, publicado na revista científica BMC Evolutionary Biology, indica ainda que sons com texturas complexas – com assobios, estalidos e outros – são bastante importantes no que toca às habilidades comunicacionais dos machos.

“Pensou-se durante muito tempo que uma característica única, nomeadamente a extensão do repertório de canções dos machos, era importante para as fêmeas durante a época de acasalamento”, explica Conny Bartsch, da Universidade Livre de Berlim e autora principal do estudo, explica: “O nosso estudo demonstra, porém, que no caso dos rouxinóis o que atrai as fêmeas é uma mistura de texturas específica que indica como vão ser os esforços paternais do macho”, indica Bartsch.

“Estas características sonoras nunca foram descritas em nenhuma outra espécie, e incluem canções ordenadas sequencialmente e o uso de estruturas acústicas”, acrescenta a investigadora.

Para obter estas conclusões, Bartsch e a sua equipa analisaram 20 rouxinóis macho. Os investigadores gravaram o canto nocturno destes animais no início da época de acasalamento de maneira a documentarem os diferentes componentes dos sons dos rouxinóis.

Depois de os rouxinóis encontrarem uma parceira, os investigadores filmaram as aves nos seus ninhos, bem como dados provenientes de pulseiras electrónicas que haviam sido previamente colocadas nos machos. As pulseiras registaram o número de visitas dos machos ao ninho e permitiram aos investigadores determinar o nível de cuidado parental dado pelos machos às crias.

Os investigadores perceberam que os rouxinóis machos contribuem substancialmente para a alimentação das crias, dividindo esta tarefa com a fêmeas. Porém, os rouxinóis machos que durante a época de acasalamento cantaram canções mais complexas, eram mais ordeiros na contribuição parental que ofereciam às crias e exibiam um maior esforço.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...