Rui Bento: “A Uber contribui para a redução dos congestionamentos de tráfego e emissões poluentes dos veículos”
Em Julho, a Uber comemora o seu primeiro ano em Portugal, um período polémico – já assim tinha sido em dezenas de outros países onde a aplicação está já presente – mas que colocou a mobilidade urbana novamente na agenda dos cidadãos portugueses, reguladores, cidades e outras entidades interessadas no tema.
Em entrevista exclusiva ao Green Savers, o director-geral da Uber Portugal salienta a importância da aplicação para a redução do trânsito e emissões poluentes dos veículos e, não menos importante, para abrir uma nova era na mobilidade das cidades.
“Estamos muito optimistas em relação ao futuro da Uber em Portugal. Queremos garantir que os residentes e visitantes em Portugal têm acesso a uma alternativa de transporte segura, fiável e económica”, explicou Rui Bento. Leia a entrevista.
Ao contrário de outras empresas tecnológicas, a Uber entrou no mercado português com polémica, a exemplo do que aconteceu noutros países. Qual será o futuro da Uber em Portugal? Resistirá às críticas dos taxistas e a uma eventual mudança na lei?
Desde a entrada da Uber em Portugal em Julho, e lançamento do uberX em Lisboa e no Porto, em Dezembro, temos tido uma resposta muito calorosa de utilizadores e motoristas. Os utilizadores vêem-nos como uma alternativa conveniente, segura e fiável de se deslocarem nas suas cidades – e ficamos particularmente satisfeitos ao ver as elevadas taxas de conversão de utilizadores em Portugal que, ao experimentarem o serviço pela primeira vez, tendem a voltar a utilizar. Os motoristas, por seu turno, vêem na Uber uma excelente oportunidade económica e forma de continuarem a desenvolver as suas actividades de transporte em Lisboa e no Porto.
A tecnologia está a revolucionar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades, pelo que muitas das cidades mais progressivas e modernas do mundo e estão a adoptar a Uber como uma alternativa segura de transporte. Em muitos países, as leis que regulam os serviços de transporte foram criadas décadas antes da existência dos smartphones, da banda larga móvel e, muitas vezes, da própria internet. Por conseguinte, é importante que haja uma evolução nestas leis, e este passo está a ser dado em cada vez mais cidades por todo o mundo. Estamos empenhados em trabalhar e em estabelecer parcerias com as cidades e países da Europa para que os seus cidadãos possam beneficiar dos serviços que oferecemos.
Estamos muito optimistas em relação ao futuro da Uber em Portugal. Queremos garantir que os residentes e visitantes em Portugal têm acesso a uma alternativa de transporte segura, fiável e económica. Ao mesmo tempo, estamos sempre concentrados em encontrar soluções que tragam mais e melhor escolha aos nossos utilizadores.
Têm dois serviços disponíveis em Portugal. Mas um terceiro, UberPop, ainda não está presente em Portugal. Porquê? Quando estará?
A Uber está sempre à procura de novas oportunidades de oferecer mais escolha aos seus utilizadores mas, de momento, não temos planos de expansão a curto-prazo em Portugal. Em Portugal oferecemos dois serviços de transporte comercial em Portugal –o UberBLACK oferece viagens seguras, convenientes e fiáveis em veículos de gama-alta aos nossos utilizadores em Lisboa. O uberX oferece o mesmo padrão de segurança e conveniência do UberBLACK, mas a um custo mais baixo que nos permite chegar a mais pessoas, tanto em Lisboa como no Porto.
Estamos confiantes de que, com estes dois serviços, conseguiremos fazer a diferença nas opções de mobilidade urbana dos nossos utilizadores em Lisboa e no Porto. Estamos inteiramente empenhados em tornar estes serviços cada vez melhores.
Se há algum tempo que as empresas e até Governos promovem a utilização de carpooling e partilha de boleias, porque razão o UberPop tem criado polémica em vários países?
A Uber tem como objectivo fazer com que as cidades de desloquem mais eficientemente, quer seja com serviços de transporte comercial ou com ridesharing. Estamos orgulhosos por trazer soluções inovadoras que beneficiam os utilizadores, os motoristas e as cidades.
Para os cidadãos, quais as principais vantagens do Uber?
Aos utilizadores oferecemos níveis de segurança sem precedentes na indústria, disponibilizando a fotografia e o nome do motorista, bem como a marca e matrícula do carro, ao mesmo tempo que lhes permitimos acompanhar a chegada do motorista em tempo real. Durante a viagem, os utilizadores podem acompanhar o seu percurso em tempo real e partilhá-lo com familiares e amigos, assegurando que chegam em segurança ao seu destino. Quando a viagem termina, o pagamento é electrónico, processado automaticamente através do cartão de pagamento associado à conta do utilizador. É pedido ainda ao utilizador que classifique a sua viagem, para podermos assegurar níveis elevados de qualidade de experiência. Em simultâneo, estamos a trabalhar para tornar a Uber na alternativa mais conveniente e fiável da cidade, com tempos de espera inferiores a 2,5 minutos nas cidades onde estamos presentes há mais tempo (São Francisco, Nova Iorque ou Londres).
Os motoristas, por seu turno, vêem na Uber uma importante oportunidade económica e forma de continuarem a desenvolver as suas actividades de transporte em Lisboa e no Porto. Com a Uber trabalham de forma mais eficiente, com mais viagens e menos tempos mortos, maximizando assim os seus rendimentos. Adicionalmente, a plataforma da Uber dá-lhes a flexibilidade e liberdade de que precisam para fazerem os seus próprios horários.
As cidades também tiram benefícios significativos da presença da Uber. Nas cidades em que estamos presentes há mais tempo, e ao oferecer uma alternativa à utilização do carro próprio, vemos que a Uber contribui para uma redução dos congestionamentos de tráfego e emissões poluentes dos veículos, aumentando a ocupação média dos carros e reduzindo o tráfego parasita – isto é, o tráfego de pessoas em busca de lugares de estacionamento.
Cada vez mais governos por todo o mundo estão a perceber os benefícios que a Uber traz aos seus cidadãos, motoristas e cidades e, por conseguinte, estão a abraçar a inovação que lhes estamos a trazer.
A Uber suspendeu as operações em Espanha a 30 de Dezembro, por ordem do tribunal. Acredita que este é um passo necessário para que aplicações como a Uber sejam reguladas e entrem, definitivamente, na vida das pessoas a curto ou médio prazo? Por outras palavras: é inevitável que a Uber ganhe um espaço no panorama de transportes das cidades?
A Uber hoje está presente em mais de 295 cidades espalhadas por 56 países. Nestes locais vemos que todos os dias há mais pessoas a fazerem download da aplicação da Uber e a usarem a Uber para as suas necessidades de mobilidade urbana. Ao utilizarem a Uber em números crescentes, os nossos utilizadores estão a votar com os seus dedos e a mostrar que a Uber é cada vez mais relevante para se deslocarem as suas cidades. É por isso que, globalmente, fazemos mais de 1 milhão de viagens por dia.
A nossa principal prioridade é trazer às pessoas das cidades em que estamos presentes uma alternativa de transporte segura, fiável e conveniente. Estamos empenhados em colaborar e em estabelecer parcerias com cada uma das cidades em que operamos para trazer os benefícios da Uber aos seus residentes e visitantes.
Vemos uma tendência crescente na Europa de cidades que reconhecem os benefícios incríveis que a Uber lhes pode trazer, tais como oportunidades económicas, menor congestionamento de tráfego e um aumento da mobilidade urbana e escolha.
Para além de Lisboa e Porto, a Uber está presente em mais alguma cidade portuguesa? Porque razão?
A Uber está sempre à procura de formas de trazer mais escolha aos utilizadores, e de chegar a mais pessoas por todo o mundo. Em Dezembro de 2011 fizemos o nosso primeiro lançamento fora dos Estados Unidos, em Paris. Em Abril de 2014, chegámos às 100 cidades. Poucos meses depois, em Outubro, às 200 cidades. Hoje estamos a chegar às 300.
Acima de tudo, são os utilizadores que pedem a presença da Uber nas suas cidades. Em cada vez mais cidades por todo o mundo vemos utilizadores a fazerem download e a abrirem a aplicação – mesmo em cidades onde a Uber ainda não está presente. Isto constitui um poderoso indicador de que cada vez mais pessoas em cada vez mais cidades estão a pedir a entrada da Uber nos seus mercados.
Todavia, no caso particular de Portugal, não temos planos imediatos de expansão. Estamos inteiramente focados em servir da melhor forma possível os nossos utilizadores em Lisboa e no Porto.
Ainda que tenha características típicas para a grande cidade, a aplicação pode ser utilizada – e bem-sucedida – no meio rural, por exemplo?
Estamos inteiramente empenhados em trabalhar com os legisladores para os ajudar a perceber como é que a Uber pode ajudar a dar forma às cidades inteligentes do futuro, mas também para mostrar como a tecnologia pode trazer melhores alternativas de mobilidade às comunidades rurais, menos servidas pelas infra-estructuras de transportes actuais. Nas áreas rurais onde a infraestrutura é limitada, a Uber pode trazer uma alternativa à utilização do carro próprio e oferecer uma escolha segura para o transporte de volta a casa, particularmente quando a condução sob a influência do álcool é uma preocupação.
De que forma a Uber pode revolucionar os transportes colectivos e individuais em Portugal?
A principal prioridade da Uber é complementar as alternativas de transporte urbano existentes ao oferecer viagens seguras, fiáveis e económicas. Um exemplo desta complementaridade é como em Lisboa, por exemplo, cerca de 56% das viagens têm início fora da zona de cobertura do Metro de Lisboa, e mais de 70% destas terminam na vizinhança de uma estação de metro.
Ao mesmo tempo, procuramos constantemente trazer novas soluções para melhorar a mobilidade urbana. Na segunda metade de 2014, lançámos um novo produto a que demos o nome de uberPOOL. Com o uberPOOL os utilizadores podem partilhar as suas viagens, e dividir os respectivos custos, com uma outra pessoa que esteja a pedir uma viagem ao longo de um percurso semelhante. A ideia é simples, mas as implicações são profundas. Com a mesma conveniência e fiabilidade a que a Uber os habituou, os utilizadores têm acesso a viagens que podem ser até 50% mais baratas do que uma viagem uberX ao partilharem-nas com outras pessoas. Neste nível de preços, a Uber torna-se ainda mais competitiva a nível de custos com a posse do carro próprio, criando uma proposta de valor ainda mais significativa para os utilizadores.
Enquanto o uberPOOL reduz os custos para os consumidores, também aumenta os rendimentos para os motoristas. Hoje, os motoristas são pagos apenas quando transportam um passageiro – e se pudessem ser pagos enquanto estão a ir buscar esse passageiro? O uberPOOL preenche esse espaço. Com o uberPOOL, cada motorista está a recolher múltiplos utilizadores, e a ser pago neste processo – recebem tarifas desde que recolhem o primeiro passageiro até deixarem o último, eliminando os períodos não pagos de espera pelo próximo pedido e de viagem até à próxima recolha de um passageiro.
Finalmente, as cidades também têm acesso a benefícios significativos com o uberPOOL. Ao permitir que os utilizadores partilhem as suas viagens, a ocupação média dos veículos na Uber é maximizada, o que leva a uma redução global do número de carros na estrada e, por conseguinte, a uma redução do tráfego e das emissões poluentes de veículos.
O uberPOOL foi lançado em Setembro de 2014 em São Francisco, e está agora disponível em cidades como Los Angeles, Nova Iorque ou Paris.
Para além das associações de taxistas, que outras pressões têm recebido, em Portugal, para terminarem a vossa operação?
Desde a entrada da Uber em Portugal que temos tido uma recepção muito positiva e entusiástica por utilizadores e motoristas. Os utilizadores vêem-nos como uma solução simples e conveniente que lhes proporciona viagens seguras, fiáveis e económicas. Os motoristas vêem-nos como uma oportunidade económica importante para desenvolverem as suas actividades em Lisboa e no Porto.
Todos os dias vemos cada vez mais utilizadores e fazerem download da aplicação da Uber e a utilizarem-nos para se deslocarem nas cidades. Estamos muito optimistas com o futuro da Uber no mercado português e estamos extremamente empenhados em garantir o melhor serviço possível para utilizadores e para motoristas.
A Uber anunciou recentemente um acordo com as Nações Unidas que, poucos dias depois, foi cancelada. Este acordo previa criar 1 milhão de empregos para mulheres até 2020. Esta ideia mantém-se? Como as vão efectivar e tornar realidade?
A Uber ficou extremamente orgulhosa em participar no evento da ONU Mulheres, e partilhamos a sua visão de aceleração de oportunidades económicas para as mulheres globalmente. Como parte desta visão, definimos o objectivo ambicioso de criar 1 milhão de postos de trabalho para mulheres motoristas na plataforma da Uber até 2020. Vamos continuar a procurar orientação por parte da ONU Mulheres e outros grupos por todo o mundo sobre qual a melhor forma de atingir este importante objectivo de igualdade económica e criação de oportunidades para as mulheres.
Qual o vosso modelo de negócio – sendo uma aplicação, quanto ganham de cada viagem efectuada pelo vosso parceiro B Driven?
A Uber é uma empresa de tecnologia. O nosso objectivo é ligar utilizadores, que procuram uma forma de se deslocar na sua cidade, a motoristas, de uma forma simples e conveniente através de uma aplicação para smartphone. Trabalhamos com vários parceiros prestadores de serviços de transporte em Portugal, todos eles licenciados para o transporte comercial de pessoas com motorista privado.
Qualquer pessoa pode fazer download gratuito da aplicação nas lojas Apple/Windows/Android e criar uma conta. Basta adicionar o seu nome, número de telefone e cartão de pagamento válido, uma vez que todos os pagamentos na Uber são 100% electrónicos. Os utilizadores têm acesso à foto, nome e classificação média do motorista, marca e matrícula do veículo, tudo antes do carro chegar a si. Os utilizadores têm acesso a um mapa por GPS em tempo-real durante a viagem, e podem partilhar o seu percurso com amigos e familiares, que o verão e chegar de forma segura ao seu destino final.
A aplicação oferece um sistema de classificação linear de uma a cinco estrelas, crucial para garantirmos um nível de qualidade de experiência elevado, e mantermos um contacto próximo com os nossos utilizadores. A Uber revê estas qualificações regularmente e procura obter feedback em cada viagem, usando esta informação para melhorar o serviço para utilizadores e motoristas.
A nossa principal prioridade é ligar utilizadores aos prestadores de serviços de transporte mais seguros e fiáveis. Os nossos parceiros parceiros recebem o valor total das tarifas pelas viagens efectuadas, pagando à Uber uma comissão por ligá-los aos utilizadores que estão a pedir as viagens através da aplicação.
Quantas viagens foram feitas, até agora, pelos vossos dois serviços – UberBlack e UberX?
Optamos por não discutir números de utilizadores ou motoristas porque o que realmente importa é o nível de conveniência com que conseguimos proporcionar aos nossos utilizadores um transporte fiável e económico. De momento, o tempo médio de chegada de um Uber ao utilizador é de seis minutos em Lisboa e abaixo de quatro minutos no Porto. Trabalhamos continuamente para sermos mais convenientes e tornar estes tempos cada vez menores.
Chegaram a Portugal em Julho de 2014. Têm previsto alguma acção para comemorar o primeiro ano no país?
Estamos sobretudo interessados em celebrar os nossos utilizadores, parceiros e cidades. A nossa prioridade é oferecer as viagens mais seguras e fiáveis da cidade, e é aí que continuaremos a concentrar os nossos esforços.
No entanto, também temos procurado trazer novas experiências aos nossos utilizadores. Desde o UberICECREAM em Julho de 2014, que dava acesso a gelados on-demand aos nossos utilizadores através da aplicação, ao UberSUSHI, no passado mês de Fevereiro, que levava aos nossos utilizadores refeições gratuitas de sushi, passando também por iniciativas como o o UberCHOPPER (viagens de helicóptero on-demand) ou o UberGIVE (doações de roupa e artigos de inverno on-demand à AMI). Vamos continuar a trazer experiências inovadoras à nossa comunidade de utilizadores.
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