Rússia anuncia construção de linha ferroviária de alta velocidade que ligará Londres ao Alaska
O presidente da empresa de transportes Russian Railways, Vladimir Yakunin, anunciou na segunda-feira um plano para um corredor trans-Euro-Asiático, que incluirá uma super-auto-estrada, linha ferroviária de alta velocidade e que ligará as redes existentes na Europa e Ásia, ligando Londres ao Alaska.
O projecto é “uma nova rota de transporte ambiciosa” e que, para além das redes ferroviárias e várias auto-estradas, terá oleodutos, gasodutos e serviços de electricidade e água, explica o Siberian Times.
Segundo Yakunin, o corredor de transportes fará da Rússia um líder mundial em desenvolvimento tecnológico. “Este é um projecto entre estados e que une civilizações. Tem de existir uma alternativa ao modelo actual neo-liberal, que causou uma crise sistémica. O projecto deverá ser transformado numa zona futura do mundo e tem de ser baseado em liderar – e não apanhar – as tecnologias”, concluiu.
O projecto está avaliado em biliões de euros e poderá resolver alguns problemas com projectos de desenvolvimento em todas as regiões da rota. Segundo Vladimir Fortov, chefe da Academia Russa das Ciências, poucas destas áreas têm ligação com o resto da Rússia.
Assim, a rota pode criar novas cidades e novas indústrias, desenvolvendo todos os espaços geográficos por onde passa.
Foto: Boccaccio1 / Creative Commons