Rússia apodera-se do exército ucraniano de golfinhos
Uma elite de golfinhos altamente treinados para desempenhar tarefas militares na Marinha da Ucrânia, como a detecção de minas submersíveis ou o combate a veículos invasores, pertence agora às forças russas.
De acordo com um funcionário do oceanário de Sebastopol, na Crimeia – um dos dois locais a nível mundial onde os golfinhos são treinados para fins militares -, a Marinha russa pretende preservar e utilizar os animais para fins militares russos.
“Os engenheiros do oceanário estão a desenvolver novos instrumentos para novas aplicações de deverão aumentar a eficiência operacional dos golfinhos debaixo de água”, indicou a fonte à agência RIA Novosti. “Os nossos peritos desenvolveram novos dispositivos, que convertem a detecção de objectos através dos mecanismos de localização dos golfinhos em sinais electrónicos. Porém, a Marinha da Ucrânia não possuía fundos para produzir esses dispositivos e alguns dos projectos tiveram de ser abandonados”, afirma o funcionário.
O programa de treino militar de golfinhos remonta aos anos 60 e estava previsto que fosse encerrado pela Marinha ucraniana em Abril deste ano. Contudo, com a anexação da Crimeia pela Rússia na última semana, os animais são agora propriedade das forças militares russas, que deverão continuar com o programa – que também treina leões-marinhos para fins militares.
A outra – anacrónica – instalação que também treina golfinhos para fins militares pertence à Marinha dos Estados Unidos e fica localizada em San Diego, na Califórnia, refere o Dodo.
Fotos: Beverly & Pack e Official U.S. Navy Imagery / Creative Commons