Rússia: uma gruta glaciar mágica formada por acção de um vulcão (com FOTOS)

Com luzes coloridas a brilharem suavemente num tecto translúcido e um fluxo de água ondulando através das rochas no chão, este túnel mais parece uma passagem para o imaginário encantado de um conto de fadas.

As fotografias foram captadas no subsolo e mostram grutas de gelo esculpidas pelo calor de um vulcão nos glaciares de Kamchatka. As imagens são da autoria do fotógrafo e guia local Denis Budkov, da fotógrafa Natalia Balentsova e outros exploradores da península na margem oriental da Rússia.

As grutas derivam da acção do vulcão Mutnovsky. As incríveis luzes coloridas não são efeitos de computador – são o resultado do sol que incide através do gelo glaciar no subsolo. A caverna formou-se por via de um rio subterrâneo que nasce directamente do vulcão.

A gruta foi descoberta por um acaso, em Setembro de 2012. Budkov e os outros fotógrafos deram conta de uma corrente debaixo do glaciar e, ao segui-la, viram que havia um buraco que dava acesso à extraordinária caverna.

Os fotógrafos passaram horas dentro da estrutura a registar o incrível mundo subterrâneo e as imagens – apelidadas de Tesouros dos Anões – ganharam a competição Russian Wild Nature do ano passado.

Enquanto no exterior o glaciar estava sujo e cinzento, por dentro a neve derretia e a luz passava através das finas paredes, reflectindo cores surpreendentemente brilhantes. Esperemos que não derreta rapidamente, ditando o fim da magnífica criação.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php