Rússia vai criar uma “Arca de Noé” com o ADN de todos os animais do planeta



A Universidade Estatal de Moscovo acabou de receber a maior bolsa de investigação científica alguma vez concedida pelo Governo russo para a criação de uma “Arca de Noé” conversível com o ADN de todos os animais do planeta, incluindo os já extintos.

O conceito é semelhante ao banco de sementes de Svalbard, na Noruega, embora o projecto russo possa vir a ser o maior e único do género. O banco genético deverá estar concluído em 2018 e deverá ocupar 430 quilómetros quadrados, 40 vezes o tamanho do banco de sementes de Svalbard.

A ideia pode parecer irrealizável, mas numa altura em que várias espécies estão à beira da extinção – como o rinoceronte branco do norte – o projecto assume uma elevada importância.

“Chamei ao projecto “Arca de Noé”. Vai envolver a criação de um depósito – um banco de dados para o armazenamento do material genético de todas as criaturas vivas da Terra, incluindo as que estão à beira da extinção e os organismos que já estão extintos. Estas são as metas que traçámos para nós próprios”, afirma Viktor Sadivnichy, reitor da Universidade Estatal de Moscovo em comunicado, cita o Inhabitat.

“O projecto vai permitir-nos permitir criogenicamente congelar e armazenar diferentes tipos de material celular de numerosos recursos, que posteriormente podem ser utilizados para tentativas de reprodução. O banco de dados vai ainda conter sistemas de informação, porque nem tudo precisa de estar numa caixa de petri”, acrescenta o reitor.

A arca vai ainda incluir as massivas bases de dados de várias instituições russas, como o Jardim Botânico, o Museu Antropológico, o Museu Zoológico e outros. Todos os departamentos da universidade vão estar envolvidos na investigação e recolha de material genético, que vai começar imediatamente graças à bolsa de investigação concedida pelo Governo russo, no valor de €160 milhões.

“Se o projecto for concluído, este será um importante passo na história da Rússia, que se constituirá como o primeiro país a criar uma verdadeira “Arca de Noé” de material genético”, assevera o reitor da universidade russa.

Foto: Pacific Northwest National Laboratory – PNNL / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...