Sabe como conseguir que o seu filho coma mais vegetais? Estes especialistas encontraram uma solução



Embora os nutricionistas recomendem que os vegetais façam parte da dieta alimentar, a sua ingestão diária é um hábito ainda irregular para muitas crianças. De acordo com um novo estudo da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos da América (EUA), os pais podem mudar esta tendência introduzindo maiores porções de vegetais às refeições.

Nos EUA recomenda-se que as crianças comam entre uma a três chávenas de vegetais por dia, uma média de uma chávena e meia. No intuito de contribuir para o aumento da ingestão destes alimentos e de perceber como seria possível fazê-lo, a equipa analisou durante quatro semanas 67 crianças com idades entre os 3 e os 5 anos em creches.

Foi observado que impacto teria adicionar dois vegetais às suas refeições, uma vez por semana, variando na sua porção em cada uma delas – indo das 60 gramas até às 120 gramas. Os vegetais escolhidos foram brócolos e milho, e a maneira como foram servidos variou entre cozinhá-los de maneira simples ou com adição de manteiga e sal. Os outros alimentos no prato não tiveram nenhuma mudança nas suas porções, mantendo-se as mesmas quantidades.

Os resultados demonstraram um aumento de ingestão de vegetais de 68% por parte das crianças. “O aumento que observámos é igual a cerca de um terço de uma porção ou 12% da ingestão diária recomendada para crianças pequenas”, explica Hanim Diktas, um dos investigadores.

Contudo, este aumento não foi de todo influenciada pela inclusão de manteiga e sal na sua confeção, explicam os autores no estudo. “As avaliações indicaram que as crianças gostaram muito das versões simples e aprimoradas de cada vegetal. Todas as versões de vegetais foram bem aceites, conforme indicado por ≥ 76% das crianças classificando-os como ‘saborosos’ ou bons'”.

“É importante servir muitos vegetais aos seus filhos, mas também é importante servir aqueles de que gostam porque têm de competir com os outros alimentos do prato”, afirma Bárbara J. Rolls, autora por correspondência do estudo. “Os pais podem facilitar isso expondo gradualmente as crianças a novos vegetais, cozinhando-os de uma maneira que os seus filhos gostam e experimentando diferentes sabores e temperos à medida que os familiariza”, exemplifica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...