Sabia que o atum que come está a ajudar a matar tubarões?
A Indonésia é o principal produtor de atum do mundo, mas a indústria pesqueira local acaba por pescar, acidentalmente ou não, espécies como o tubarão. A denúncia desta situação, há muito conhecida, é do projecto Indonesia Marine & Climate Support, da Sustainable Fisheries, que reconhece que os actuais esforços de conservação têm-se focado na pesca de pequena escala – e é este facto que estão a atrasar a resolução do processo.
“As frotas de pesca industrial têm um impacto importante nas populações de tubarões. O grande problema é a total falta de gestão da regulação para a maioria das espécies de tubarão – não há quotas para a pesca, tamanhos mínimos e proibições”, explicou Andrew Harvey, da Sustainable Fisheries.
Muitos dos tubarões apanhados por captura acidental são processados para o mercado interno, mas o atum será consumido na Europa, América e Japão. Mas poucos ou nenhum consumidor destas regiões sabem o que está por trás deste alimento. “Poucos se apercebem que estão implicados na morte de tubarões em grande escala”, explica o The Guardian.
Segundo o jornal britânico, existem mais de 33 mil pescadores à rede a operar na Indonésia. Tecnicamente, os tubarões são capturados acidentalmente, mas eles acabam por ser muito apreciados pelos restaurantes de luxo do mercado asiático – para consumo doméstico ou exportação.
Os números são assustadores: todos os anos, a Indonésia captura 109 mil toneladas de tubarões por ano, acabando por ser a maior indústria de pesca ao tubarão do mundo – e a grande responsável, indirectamente, é a indústria do atum.
Saiba também por que razão os tubarões são mais rentáveis vivos que mortos.
Foto: Allan Lee / Creative Commons