Sabores aos Molhos, Oliveira de Azeméis

A Sabores aos Molhos é uma quinta de agricultura biológica localizada em Oliveira de Azeméis. O projecto nasceu das mãos de Isabel Malheiro Araújo, uma engenheira agrónoma que em 2010 decidiu cumprir o sonho de tornar real um projecto de agricultura biológica que não só produzisse e comercializasse produtos hortícolas e frutícolas, mas fosse um motor de educação ambiental e de sustentabilidade.

Através de um contrato de comodato, Isabel Araújo arrendou o terreno onde hoje fica localizada a Sabores aos Molhos e, a partir de 2011, iniciou a plantação de diversas hortícolas e pomares mistos. Em Agosto de 2012, o projecto ganhou um novo sócio, Raúl Santos, engenheiro agrícola.

O desafio para 2014 é levar a sociedade à quinta. Em 2013, a mentora do projecto conseguiu a aprovação de um projecto do PRODER, para a recuperação das instalações em ruínas que o terreno dispõe. O objectivo é fazer nascer este ano a Mercearia da Quinta.

Com o nascimento desta mercearia, Isabel Araújo e Raúl Santos pretendem que as frutas e vegetais cultivados na quinta possam ser vendidos aos consumidores directamente nas instalações da quinta e não apenas uma vez por semana, através dos cabazes, no Mercado Agrobio de Aveiro.

As metas para este ano prevêem ainda a criação de uma biblioteca e uma cozinha pedagógica, sendo que a ideia a é promover a agricultura biológica e a defesa do ambiente, bem como potenciar a criação de postos de trabalho e “fazer cada vez mais a diferença na ruralidade de Aveiro”.

Além dos produtos biológicos que a Sabores aos Molhos produz, investe ainda em acções pedagógicas de defesa do ambiente, sendo presença assídua nas escolas do conselho e em diferentes iniciativas municipais.

Deixar uma resposta

2 comments

  1. Raúl Santos

    O nosso esforço e dedicação começam a dar frutos… Obrigada a todos pelo apoio! 🙂

  2. Ilda Gomes

    Desejo-vos felicidades.
    Se não fosse tão fora de mão para mim, seria uma cliente entusiasta da quinta e da mercearia. E até poderiam contar com o meu voluntariado. Se precisarem de alguma ajuda que eu possa dar na divulgação para a venda aqui na zona de Lx e Sintra, disponham. Dentro das minhas possibilidades, ajudarei. A agricultura biológica é indispensável ao desenvolvimento de um mundo melhor para todos.

    Cordiais saudações,

    Ilda Gomes