Sacos de plástico, material de pesca e balões: os maiores culpados pela morte das espécies marinhas
Os detritos de lixo são uma das grandes ameaças à fauna marinha. Os animais tanto ingerem os resíduos, confundindo-os com alimento, tal como ficam presos em objetos maiores.
Um estudo da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) vem agora afirmar que os principais resíduos que levam à morta de inúmeros animais marinhos são, os sacos e as embalagens de plástico, o material de pesca – como é o caso das redes, e os balões e luvas de latex. Estes provocaram a morte de 81 espécies diferentes, entre elas golfinhos, aves marinhas, focas, baleias e tartarugas.
Embora os microplásticos sejam igualmente uma ameaça, e das mais difíceis de combater devido à sua proporção, “raramente estavam implicados na mortalidade”, explicam.
“O plástico flexível é responsável pela maior quantidade de mortes por detritos, principalmente devido a obstruções gástricas”, revelam no documento. A ingestão de detritos ocorreu em mais de 1400 espécies, onde se destacam as aves marinhas, com 203 espécies afetadas, e as tartarugas marinhas, com todas as 7 espécies.
A equipa aponta que para combater este problema, é necessária uma combinação entre políticas, ações de consciencialização e atividades sociais.