Sacos de plástico podem custar oito cêntimos já em 2015
O grupo de trabalho que está a debater a fiscalidade verde, em Portugal, fez chegar ao Governo um documento em que consta um valor de €0,08 por cada saco de plástico vendido em território nacional.
O documento explica que cada português gasta cerca de 500 sacos de plástico por ano, pelo que é necessário mudar as mentalidades no caminho de uma maior utilização de sacos reutilizáveis.
Segundo a Rádio Renascença, o mesmo grupo de trabalho terá proposto uma taxa de €0,10 por cada saco de plástico, em Julho, mas acabou por baixar este valor em dois cêntimos. O relatório está já nas mãos do Governo, que irá agora decidir se esta ideia será posta em prática já em 2015.
O mesmo relatório abordou ainda a criação de tickets de transporte isentos de impostos, uma ideia para desincentivar o uso de carro próprio. Assim, a partir do próximo ano as empresas vão passar a poder pagar uma parte dos salários dos seus trabalhadores através deste tipo de vales – tal como já acontece com os tickets de refeição, por exemplo – que podem ser trocados por passes ou bilhetes de transportes públicos colectivos.
Outras das ideias passam por aumentar a taxa de deposição de lixo em aterros sanitários e alterar o incentivo ao abate de carros em fim de vida, entre outras.
Foto: Milton Jung / Creative Commons