Saiba como desviar 0,5% do seu IRS para uma instituição de solidariedade social. Não lhe custará nada.

Este ano, há 902 instituições de solidariedade social, de beneficência, assistência humanitária ou religiosas que poderão receber 0,5% do IRS dos contribuintes.

A lista foi avançada pelo Ministério das Finanças e representa um aumento de 794 entidades em relação ao ano anterior, segundo o Jornal de Negócios.

Consulte a lista de entidades que podem contar com o seu apoio.

A consignação de IRS é uma possibilidade que todos os contribuintes têm ao seu dispor e consiste na decisão de “desviar” 0,5% da colecta de imposto para outra entidade.

A opção não representa um encargo adicional a quem a faz, uma vez que se trata de uma simples reafectação do dinheiro que, em vez de dar entrada nos cofres do Estado, vai para a conta de uma instituição à escolha do contribuinte.

Recorde-se ainda que os prazos para a entrega de IRS foram este ano alterados. Assim, quem tiver apenas rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões poderá apresentar a sua declaração de IRS em dois períodos, consoante o suporte que decida utilizar: em papel entre 1 e 31 de Março e, via internet, entre 1 e 30 de Abril.

Em termos geográficos, Lisboa é a capital de distrito com mais entidades listadas: mais de 150. Segue-se o Porto, com 45 entidades, Coimbra, com 15 e Braga, com oito.

Guarda, Bragança, Beja e Castelo Branco são as capitais distritais com menos entidades listadas.

Recorde o apelo da AMI para o IRS de 2010.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php