Saiba por que é importante validar os títulos de transporte na Carris e Metro de Lisboa



A Carris e o Metro de Lisboa estão a promover uma campanha de incentivo à validação do título de transporte e de combate à fraude. A campanha Eu Valido Verde apela aos clientes para a validação do título de transporte, sempre que se inicia uma viagem num veículo da Carris ou na passagem nos canais de acesso do Metro de Lisboa. A iniciativa chegou ontem aos eléctricos e autocarros da Carris e às carruagens do Metro.

Para Luís Vale, Secretário-Geral da Carris, a “finalidade desta campanha passa por promover um apelo à responsabilidade e ao civismo de cada utilizador dos transportes de Lisboa para que cada um seja responsável”.

Tendo como principal objectivo o combate à fraude, a campanha pretende, ainda, aumentar o número de validações “válidas’ nos veículos; comunicar a aposta na fiscalização dentro das viaturas e carruagens; dar a conhecer o valor da coima associado à não detenção de título de transporte válido; informar sobre a importância da validação para a manutenção de algumas carreiras e linhas; alertar os clientes para a necessidade de deterem o título devidamente validado para a viagem realizada, entre outras.

Segundo dados da Carris e do Metro de Lisboa, em 2012, ambas as empresas transportaram cerca de 337 milhões de passageiros, o que representou uma redução de cerca de 18% em relação a 2011.

De acordo com Luís Vale esta quebra de 18% “foi sentida, de forma generalizada, em todos os operadores da área metropolitana de Lisboa e é reflexo da redução da mobilidade urbana e, sobretudo, do aumento da fraude, como tem sido constatado nas acções de fiscalização que a Carris e o Metro de Lisboa têm desenvolvido”.

Com o objectivo de contrariar o aumento de fraude, as empresas têm vindo a realizar, com a colaboração da PSP, acções de fiscalização envolvendo meios de maior dimensão em locais, carreiras e linhas de maior incidência de fraude.

Em termos de receita tarifária, em 2012, o Metro de Lisboa atingiu cerca de €83 milhões e a Carris obteve cerca de €90 milhões, o que segundo Filipa Melo, secretária-geral do Metropolitano de Lisboa, “reflecte um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior”.

“Com ajuda da campanha Eu Valido Verde’ a Carris e o Metro de Lisboa prevêem uma melhoria gradual da procura, que terá consequentemente, reflexos positivos nas validações, daí resultando um aumento da receita”, explica Filipa Melo.

Facebook 600x600





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...