Saíra-militar, um dos pássaros mais coloridos do planeta

Esta pequena ave colorida, também conhecida como saíra-lenço ou saíra-de-coleira-vermelha, habita normalmente na Mata Atlântica.

A Saíra militar (Tangara cyanocephala), pertence à família Thraupidae e foi classificada em 1776.

Habita a copa das florestas húmidas, bordas de floresta e bosques, pode ser vista frequentemente em bandos de espécies mistas, destacando-se pelas suas fortes cores.

A ave é na maior parte verde com uma coroa e garganta azul, sendo a nuca e as bochecas vermelhas. Os machos têm o dorso preto e as fêmeas apresentam o dorso preto malhado com penas verdes.

A saíra-militar pode ser encontrado ao longo da costa leste do Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul e no norte da Argentina.

Estas aves são encontradas geralmente na Mata Atlântica, nas bordas da floresta, mas também em zonas em matagal no nordeste do Brasil.

Nos bosques tropicais onde habita, a saíra-militar alimenta-se de frutos, insetos, néctar ou pólen das flores, frequentando pomares ou comedouros, sendo muitas vezes avistadas a alimentar-se em pequenos arbustos e até mesmo sobre a vegetação rente ao solo.

A tendência populacional parece ser estável, segundo os especialistas, e, portanto, a espécie não se aproxima dos limiares de Vulnerável sob o critério de tendência populacional (declínio superior a 30% em dez anos ou três gerações).

O tamanho da população não foi quantificado, mas acredita-se que não atinja os limites da vulnerabilidade sob o critério de tamanho da população – inferior a 10.000 espécimes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...