Santa Casa procura de 200 desempregados para programa de empreendedorismo social
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está à procura de pessoas desempregadas, com qualificação e perfil empreendedor, para um programa de empreendedorismo intergeracional que pretende criar negócios sociais.
A SCML procura dois perfis de candidatos: jovens até aos 30 anos, com formação académica superior, e seniores entre os 50 e 64 anos, com experiência profissional e que estejam a sentir dificuldades em regressar ao mercado de trabalho.
As candidaturas decorrem entre hoje e 27 de Abril, sendo que, inicialmente, serão seleccionados 200 candidatos. Numa segunda fase, 120 outros irão criar 12 equipas intergeracionais, com um mínimo de duas pessoas e um máximo de cinco. Para concorrer basta preencher o formulário disponível na secção de “candidaturas” no site do UAW.
O programa de empreendedorismo decorre ao abrigo do “UAW – United At Work”, uma iniciativa de experimentação social financiada pela Comissão Europeia. Segundo Maria do Carmo Marques Pinto, directora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa, a iniciativa é “radicalmente inovadora, ao inverter o modelo de apoio ao empreendedorismo, apresentando oportunidades concretas de negócios sociais e porque reúne gerações para o fazer”.
São mais de 60 oportunidades de negócio social em áreas diversificadas: saúde, acção social, cultura e património. As ideias para cada área estão a ser estruturadas num “catálogo de oportunidades para a inovação social”, que vão ser apresentadas por peritos de cada uma das áreas na Conferência Internacional UAW, a 23 de Abril no Museu do Oriente, em Lisboa.
Posteriormente, os candidatos que forem seleccionados podem optar no catálogo pelo negócio com o qual mais se identificam.