Santa Casa vai investir €10 milhões para reabilitar 50 edifícios do Porto

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai candidatar mais de meia centena de imóveis ao programa Reabilitar para Arrendar, promovido pelo Governo, num total de €10 milhões. De acordo com a SCMP, a intervenção vai devolver cerca de 300 novas habitações à cidade.

O programa Reabilitar para Arrendar é gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que disponibiliza um simulador no qual os potenciais investidores poderão verificar os montantes mensais a pagar, bem como a renda condicionada que terão de praticar depois de concluídas as obras de reabilitação.

Segundo o Construir, a esta linha de financiamento tem uma taxa de juro fixa de 2,9% para empréstimos a 15 anos. Os empréstimos poderão atingir os 90% do valor total das obras de reabilitação que o proprietário se disponha a fazer, acima dos 80% inicialmente previstos. Os proprietários terão de conseguir, pelos seus meios, financiamento para os restantes 10%.

O jornal português avança ainda que a SCMP comprometeu-se com o Governo a identificar e apoiar outras Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) detentoras de património na cidade e na Área Metropolitana do Porto, promovendo junto destas a divulgação do programa.

“Este programa tem um horizonte de tempo de 15 anos com valor reembolsável de cerca de 90%. Na primeira fase, os capitais próprios da instituição são de 10%. Depois, o resultado dessa reabilitação – o arrendamento – vai ajudar a fazer o reembolso do financiamento”, explicou António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto. A SCMP possui cerca de 300 edifícios, que correspondem a mais de três mil habitações.

O primeiro prédio a entrar em obras de fica na Rua Chã, nº 98 e começa hoje a ser reabilitado. Segundo a Misericórdia, o prédio destina-se a habitação, com excepção do rés-do-chão, que será arrendado para comércio.

Foto: Ronnie Macdonald / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php