Santander eleito Banco nº 1 em ESG em Portugal



O Santander foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o Banco Mais Responsável em Portugal, ao ocupar o primeiro lugar do setor no ranking da Merco ESG 2022. O estudo avaliou as empresas que, no ano passado, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), revelou a instituição bancária em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a elaboração do ranking baseou-se na avaliação de diretores e de vários especialistas, entre os quais, analistas financeiros, jornalistas de informação económica, ONG, sindicatos e associações de consumidores. Teve também o contributo dos monitores Merco Consumo, através do qual foi auscultada a população em geral, e do Merco Digital, para além do benchmarking, em que se procedeu à avaliação dos méritos reputacionais. Ao todo, foram feitas 5 avaliações, consultadas 12 fontes de informação e realizados 1.205 inquéritos.

A nível de ESG, o Santander definiu três eixos estratégicos: no pilar E (Environment), apoiar a transição para uma economia de baixo carbono; no pilar S (Social), promover o crescimento inclusivo; e no pilar G (Governance), incorporar o ESG em toda a organização.

No plano ambiental, o Santander “continuou o caminho a que se propôs para combater as alterações climáticas, apoiando as metas do Acordo de Paris, e atuando com a ambição de ser Zero em carbono até 2050”.

Além disso, tem como objetivo “ajudar os clientes na transição para uma economia de baixo carbono tendo, em 2022, lançado a primeira solução de confirming sustentável em Portugal, estabelecendo uma parceria com a SONAE e a EcoVadis”.

O Santander “foi ainda líder no financiamento de energias de renováveis, tanto a nível mundial como no mercado nacional, apoiando grandes projetos empresariais no âmbito da transição energética”, acrescenta.

A criação da Fundação Santander Portugal “veio reforçar o nosso impacto na Sociedade, com a missão de transformar a vida das pessoas e das empresas”. Pretende investir no futuro de Portugal, “fomentando a educação de todas as gerações e promovendo a mobilidade social para uma sociedade mais desenvolvida, justa, inclusiva e sustentável”. Nesse sentido, foram atribuídas, em 2022, mais de 6600 bolsas para estudantes, profissionais e empreendedores, conclui a mesma fonte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...