São Paulo: metro anda quatro vezes mais rápido que automóveis
Entre as horas de ponta da tarde – 17h e 20h – qualquer metrópole tem vários congestionamentos, à medida que as pessoas querem chegar o mais rápido possível a casa, procurar uma oportunidade de lazer ou, simplesmente, buscar os seus filhos à escola.
Quando se fala numa megacidade como São Paulo, as taxas de congestionamento sobem consideravelmente. Segundo o Menos Um Carro, os comboios da Companhia de Metropolitano de São Paulo circulam a uma velocidade média quatro vezes superior à dos carros.
Na verdade, o surpreendente desta estatística é ela ser tão “branda” com os automóveis. De acordo com o metropolitano paulista, os utilizadores do metro deslocam-se, em média, a 32,4 km/h – no horário 17h/20h – contra os 7,6 km/h dos condutores.
Curiosamente, de manhã, entre as 7h e as 10h, os números sofrem algumas alterações. O carro melhora o seu desempenho e chega aos 20,6 km/h. O metro mantém os 32,4 km/h.
O metro de São Paulo transporta cerca de 4,7 milhões de passageiros, provenientes de toda a região metropolitana, enquanto lá em cima, nas ruas da megacidade, circulam 4,2 milhões de automóveis.
“O condutor entra no veículo na garagem e só sai no seu destino final. No metro, isto não acontece. A meu ver, as coisas poderão mudar se a rede for aumentada”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, à revista Exame.