Sapos à boleia de… búfalos?



Quando chega o Outono, manadas de búfalos marinhos domesticados iniciam uma caminhada pelas regiões pantanosas da Anatólia, na Turquia. À sua espera está uma comunidade de sapos do pântano, ansiosos pela sua chegada, para apanharem boleia.

Piotr Zduniak, o cientista que lidera o estudo deste fenómeno declarou à National Geographic que a primeira vez que o observaram “foi por mero acaso”. Na altura o objectivo era a observação de pássaros. Mas este investigador da Universidade Adam Mickiewicz, na Polónia, ficou tão intrigado com a quantidade de sapos “às cavalitas” dos búfalos que decidiu começar uma investigação.

Porque é que estes anfíbios pedem boleia a estes búfalos peludos? Simples: porque aí existe um habitat rico de pequenos insectos, precisamente na altura do ano em que o alimento começa a escassear no lago. Mais, sendo os sapos animais de sangue frio, nada melhor do que aproveitar o “aquecimento central” fornecido pelos búfalos, enormes mamíferos de sangue quente.

Graças a esta adaptação de comportamento, os sapos têm agora muito mais hipóteses de sobreviver às agruras da época fria.

Foto: Wiki Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...