Scan4Chem – A APP que lhe diz se há substâncias perigosas nos produtos



O recente estudo do Eurobarómetro (dezembro de 2019 – 501), revela que a grande maioria dos portugueses se preocupa com as substâncias químicas presentes em produtos de uso diário, que possam ter impacto na sua saúde e no ambiente.

A Aplicação Scan4Chem resulta de uma parceria entre 22 entidades em 13 países da UE, e permite ao consumidor através do seu telemóvel saber se os produtos que vai comprar contêm substâncias perigosas. Estas substâncias podem ser cancerígenas, mutagénicas, tóxicas para a reprodução, persistentes (que dificilmente se degradam), entre outras possibilidades. Os testes feitos em vários países da União Europeia revelam que muitos dos produtos que as incluem são peças de roupa, brinquedos e mobília.

Assim, existe uma necessidade de transparência e comunicação por parte das marcas relativamente ao que podemos encontrar nos seus produtos.

A APP permite verificar esta informação, caso contrário, o consumidor pode enviar um pedido de informação automático ao fornecedor, que é obrigado a responder num prazo de 45 dias. Quantos mais pedidos são feitos, mais empresas têm de disponibilizar informação nesta base de dados europeia.

Este projeto leva a que as empresas invistam na produção de artigos não tóxicos, tal como a uma escolha mais acertada do consumidor na hora de compra.

A app Scan4Chem está disponível em português na Google store e na Apple Store.

 

Em parceria com Associação ZERO. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...