Schumacher College: reputado centro de educação para a sustentabilidade chega ao Brasil



O prestigiado Schumacher College, uma referência internacional em educação para a sustentabilidade, prepara-se para se instalar no Brasil, de acordo com o seu director, Charlie McConnell. “O Brasil é muito importante para nós. Centenas de brasileiros já participaram nos nossos cursos curtos ou de mestrado. Hoje, depois dos Estados Unidos, é o local onde o nosso perfil de ensino é mais valorizado”, explicou McConnell.

Fundado em 1991, em Totnes, Inglaterra, em homenagem ao pensador económico E.F. Schumacher – autor, entre outros, de “Small is Beautiful”, uma das bíblias do desenvolvimento sustentável –, o colégio ganhou notoriedade pela metodologia não convencional de ensino holístico. Professores como James Lovelock e Fritjof Kapra elevaram a reputação do colégio, ao longo dos anos, ao ponto de ser hoje um dos mais procurados centros de ensino da sustentabilidade.

“[Queremos] estimular outros centros de educação no mundo, [centros] que valorizam a sua própria diversidade local e cultural. Porém, [esperamos que estes tenham] espírito ecológico, valores e visões globais similares às nossas”, continuou Satish Kumar, director e fundador da instituição.

O Schumacher é uma instituição independente e que não recebe recursos do Governo, apenas de fundações e financiadores. Sobrevive, também, da mensalidade dos seus cerca de 15 cursos anuais, seminários e palestras sobres aspectos da sustentabilidade, como filosofia, horticultura, ciência holística, tecnologia, economia, design, psicologia e espiritualidade.

Este mês, o Schumacher arranca com o seu primeiro mestrado em Economia para a Transição, desenvolvido em associação com a Nef (New Economics Foundation), com o Transition Network e oferecido com créditos de escola de negócios da Universidade de Plymouth.

O curso abordará as ideias iniciais de E.F. Schumacher e a busca de soluções para a actual crise-tripla: mudanças climáticas, fim do petróleo barato e a insustentabilidade dos actuais modelos financeiros e económicos. O objectivo é formar uma nova geração de economistas que estejam empenhados em criar um sistema económico que atenda às procuras ecológicas e sociais do século XXI e às importantes mudanças globais.

Descubra o Schumacher College e, se tiver tempo e paciência, leia mais sobre o homem responsável pela criação deste centro educativo para a sustentabilidade, Ernst Friedrich Schumacher.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...