Se as alterações climáticas não nos “apanharem”, “apanha-nos” o supercontinente



As condições climáticas quentes durante a formação do próximo supercontinente, dentro de cerca de 250 milhões de anos, podem ultrapassar as limitações fisiológicas dos mamíferos, de acordo com um estudo de modelação publicado na revista Nature Geoscience.

Os mamíferos, incluindo os humanos, têm estratégias para evitar o calor excessivo. No entanto, temperaturas superiores a 40 °C durante longos períodos de tempo podem causar a mortalidade de muitas espécies de mamíferos, com a humidade a agravar o stress térmico.

É provável que as alterações climáticas antropogénicas em curso façam com que este limite fisiológico seja atingido em alguns locais, embora a maior parte do planeta continue a ser habitável para os mamíferos, mesmo em cenários de aquecimento extremo.

Prevê-se que o próximo supercontinente, que alguns cientistas designaram por Pangea Ultima, se forme daqui a cerca de 250 milhões de anos, quando todos os atuais continentes se fundirem numa massa de terra. O impacto desta formação nas espécies de mamíferos não é claro.

Sol emitirá cerca de 2,5% mais radiação

Alex Farnsworth e colegas utilizam um modelo climático que simula padrões de temperatura e humidade para prever que os limites de stress térmico dos mamíferos serão ultrapassados em todo o futuro supercontinente.

Sugerem que os níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera poderão ser o dobro dos níveis atuais, contribuindo para temperaturas mais elevadas, em resultado das emissões de gases vulcânicos.

Os autores referem que a localização do supercontinente (principalmente nos trópicos) agrava este calor e que o Sol emitirá também cerca de 2,5% mais radiação nesta altura do futuro. E indicam que esta situação poderá deixar apenas 8% da terra habitável para os mamíferos, levando a um risco elevado de extinção à medida que as populações diminuem e se desconectam.

Os investigadores sublinham que as suas previsões são incertas, com configurações alternativas de supercontinentes futuros que podem alterar os resultados. Salientam também que outros processos evolutivos ou relacionados com o Homem poderão causar a extinção de mamíferos antes da formação do supercontinente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...