Se vai dormir, apague todas as luzes – o seu coração agradece
Uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo – mas dormir no escuro, também. Sabia que a exposição de luz com que dorme tem influência direta na sua saúde?
Um estudo da Universidade de Northwestern descobriu que dormir com uma iluminação ambiente, em comparação a um quarto escuro, prejudica a função cardiovascular durante o sono e aumenta a resistência à insulina na manhã seguinte, o que a longo prazo, aumenta o açúcar no sangue. A luz faz com que a frequência cardíaca aumente, aliada ao sistema nervoso simpático, impedindo o corpo de descansar por completo.
“Os resultados deste estudo demonstram que uma única noite de exposição a iluminação moderada durante o sono pode prejudicar a glicose e a regulação cardiovascular, que são fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica”, explica Phyllis Zee, autora do artigo e médica do Northwestern Medicine. “É importante que as pessoas evitem ou minimizem a quantidade de exposição à luz durante o sono.”
Assim, a autora distingue três dicas para garantir que tem um bom descanso:
- Não acender as luzes – no caso de precisar de ter uma luz de presença, utilize uma que seja fraca e que esteja mais próxima do chão;
- Se precisar de usar uma luz, opte por uma cor de âmbar, laranja ou vermelha, que são menos estimulantes para o cérebro;
- Se não puder controlar a luz externa posicione a sua cama numa área em que não leve com a luz diretamente, ou opte por utilizar uma máscara de dormir.