Seca na Europa revela “pedras da fome”
O nível dos rios em algumas zonas da Europa está muito abaixo do normal, devido à seca prolongada. A seca, que se deve ao calor elevado que se tem feito sentir, está a diminuir em muito o caudal de rios como o Elba, o que tem vindo a revelar achados macabros: pedras da fome.
Estas rochas, que estiveram alguns séculos debaixo de água, têm avisos macabros como “se me vires, chora.” Noutra, pode ler-se: “Se vires novamente esta pedra, irás chorar, tão baixo estava o caudal da água em 1417.”
As pedras são conhecidas como “pedras da fome”, e são rochas antigas que só ocasionalmente estão expostas quando o caudal dos rios diminui em períodos de seca extrema. Estes avisos remetem para uma época em que a falta de chuvas significava perda de plantações e consequente fome.
A Mother Nature Network dá conta que foram descobertas pelo menos uma dúzia destas rochas na República Checa. E apesar de, nos tempos que correm, as cadeias internacionais de alimentos serem mais resilientes à seca, a verdade é que corremos o risco de ver secas severas tornarem-se a norma na Europa. E se isso acontecer, os avisos destas rochas voltarão a fazer todo o sentido.